quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Massagem Aromaterápica

 












A massagem aromaterápica pode não ser o passo mais importante no tratamento de beleza, mas sem dúvida nenhuma é o que traz maior prazer e muitos benefícios, especialmente quando usamos óleos essenciais.

Neste caso, estamos disponibilizando o poder de plantas aromáticas e seus mais variados efeitos no corpo, mente e alma.

Enquanto os efeitos dos óleos essenciais podem ser em alguns, sedativos, outros são estimulantes; alguns analgésicos, outros cicatrizantes e citofiláticos, ou tudo isso junto em um só óleo.

Já a massagem é responsável por proporcionar uma intimidade maior entre o cliente e o profissional, pois quase todos os sistemas do corpo são por ela afetados, produzindo um relaxamento e uma sensação de bem-estar através do toque.

A massagem pode também auxiliar o corpo a se nutrir, aumentando a circulação sangüínea e diminuindo o esforço do coração para sua completa circulação. Isso traz como conseqüência uma quantidade maior de nutrientes e oxigenação para as células, os tecidos e órgãos.

Por isso, uma massagem aromaterápica tem como resultado dupla vantagem e aplicabilidade. Por outro lado, a massagem traz um maior benefício pelo poder dos óleos essenciais em potencializar alguns dos efeitos esperados, tais como reduzir a dor, aliviar a fadiga e tonificar os músculos.

A massagem também suaviza a pele, uma vez que ajuda a remover células mortas e minimiza rugas somente com suas manobras específicas. Mas isso não é tudo, porque durante uma massagem aromaterápica, há uma ligação estreita entre o aspecto físico e o psicológico, pois as tensões retidas nos tecidos são aliviadas através dela, tanto a nível fisiológico como também pelo fato desses mesmos óleos estarem atingindo o sistema límbico - diretamente através do olfato, que produz efeitos emocionais imediatos -, junto como os efeitos imediatos proporcionados pela absorção percutânea dos óleos essenciais.

Falar de efeitos emocionais que os óleos essenciais podem proporcionar sem mencionar seus efeitos físicos é como olhar uma moeda por um lado só. Uma escolha aromaterápica deve caminhar necessariamente dentro de uma visão holística, ou seja, o homem em seus aspectos biofísico e social global.

Não perder o foco do individuo como um todo, uno e indivisível é premissa básica da massagem aromaterápica e conceitualmente da Aromaterapia como uma terapia holística.

Não podemos fazer escolhas baseadas somente no fato de um cliente estar estressado, sem considerar suas mais variadas formas de manifestações desse estresse, sejam elas as rugas mais acentuadas de uma noite mal dormida ou pela pele desvitalizada - conseqüência freqüente da má alimentação e falta de ingestão de água - , males comuns de uma vida agitada dos grandes centros urbanos frenéticos e agitados.

Os óleos essenciais atuam na pele, mas também ajudam a criar um momento mágico de profundo relaxamento, de conforto e bem-estar. A escolha dos óleos essenciais deve seguir o critério de agrado olfativo, ao propósito dos cuidados com a pele e o enfoque emocional do trabalho.

JULIA NUNES
Aromaterapeuta

0 comentários:

Postar um comentário